O Evento - MUSALAC

 Pagina Principal / Evento

SANTA CATARINA SEDIARÁ EVENTO INTERNACIONAL
SOBRE BANANICULTURA.

            Entre os dias 18 e 20 de agosto a cidade de Corupá, no norte de Santa Catarina, sediará o III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos, promovido pela Rede da América Latina e Caribe para a Pesquisa e Desenvolvimento da Banana - MUSALAC. Este é um evento internacional que ocorre pela primeira vez no Brasil e em uma cidade que se destaca pela produção da fruta em clima subtropical, tendo como principal mão de obra a agricultura familiar e, também, onde está instalada a ASBANCO-Associação dos Bananicultores de Corupá, com suas 419 famílias associadas. Corupá ostenta o título de "Capital Catarinense da Banana" e se orgulha por produzir uma fruta com características diferenciadas, que confere acúmulo de açúcares naturais sendo reconhecida como a banana mais doce do Brasil. O município busca comprovar estas diferenças através da obtenção de uma Indicação Geográfica-IG que está em fase inicial.

            O Congresso deste ano abordará o tema “Desafios e oportunidades frente a variabilidade climática” onde se farão presentes 42 pesquisadores de 17 países: (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Perú, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela).

            Agendado para ocorrer paralelamente aos festejos da "Festa Catarinense da Banana”, os organizadores convidaram e aguardam a presença dos principais nomes da bananicultura nacional e internacional, inclusive da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sra. Kátia Abreu.

           
Objetivos do Congresso


            O principal objetivo é abordar questões específicas da bananicultura em climas subtropicais. O evento destina-se a produtores, técnicos, extensionistas, pesquisadores, estudantes e público em geral envolvidos com o setor. Durante o congresso será dada ênfase aos principais problemas da bananeira em condições subtropicais, entre os quais: murcha por fusarium (mal-do-Panamá), efeito das geadas sobre a produtividade e qualidade da produção, assimilação de nutrientes entre outros. As palestras vão fornecer as informações essenciais para a compreensão dos problemas tratados e principalmente discutir as opções disponíveis e iniciativas de pesquisa para mitigá-los.
Em essência, vão abordar as alternativas tecnológicas para proteger a bananeira dos efeitos adversos causados por estresses bióticos e abióticos, tendo como ponto em comum os sistemas de produção. Considerando a importância do mal-do-Panamá para o subtrópico brasileiro, bem como a ameaça global da raça 4 tropical-TR4, o congresso terá uma sessão específica para discutir as opções disponíveis de manejo, avanços e iniciativas de pesquisa para reduzir o impacto da doença na América Latina e no Caribe. O programa global da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a
Agricultura (FAO) para a prevenção da TR4 e a estratégia regional do Organismo Internacional Regional de Sanidade Agropecuária (Oirsa) serão também discutidos.
Os progressos realizados pelo programa de pesquisa de raízes, tubérculos e bananas do Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR) serão explicitamente abordados de maneira transversal nos três temas principais do congresso.
Está confirmada a participação de destacados pesquisadores de diferentes países.

            Para mais informações: fone (47) 3375-1848 ou e-mail: musalac@asbanco.com.br  e  musalac.imprensa@gmail.com

 

Festa Catarinense da Banana


O evento será realizado nos dias 18 a 23 de agosto de 2015, no Seminário sagrado Coração de Jesus, em Corupá – SC.

O Município de Corupá está localizado na região norte do
Estado de Santa Catarina, sendo decretada a Capital
Catarinense da Banana, possuindo cerca de 5.500 hectares
de produção, cultivados por aproximadamente 650 famílias,
gerando 3.000 empregos diretos e indiretos.

saiba mais ....

III Congresso - MUSALAC


Brasil sediará evento internacional sobre bananicultura. Entre 18 e 20 de agosto deste ano a cidade de Corupá, no norte de Santa Catarina, sediará o III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos, promovido pela Rede da América Latina e Caribe para a Pesquisa e Desenvolvimento da Banana - MUSALAC. Este é um evento internacional que ocorre pela primeira vez no Brasil e em uma cidade que se destaca pela produção da fruta em clima subtropical, tem como principal mão de obra a agricultura familiar e, também, onde está instalada a ASBANCO-Associação dos Bananicultores de Corupá, com suas 419 famílias associadas. Corupá ostenta o título de "Capital Catarinense da Banana" e se orgulha de produzir a fruta com sabor mais doce que as demais regiões.

saiba mais ....

Copyright © Almir Mass - 2015